quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PRONOMES INDEFINIDOS


PRONOMES Indefinidos

PODEM SER:
               Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à pessoa da frase em quantidade, indeterminada. Um pronome indefinido pode ser variável ou invariável. Conforme a função que desempenham, podem ser classificados de pronomes indefinidos substantivos — quando substituem nomes — ou de pronomes indefinidos adjetivos — quando estão antes de um nome, determinando-o.


                  
       Digamos que ao falar eu diga: "Vi certa pessoa no mercado, ainda agora." Esse certa é um  pronome indefinido adjetivo, por que se refere qualificando o substantivo pessoa e o determina, no caso a pessoa, do conhecimento dos interlocutores, não está definida, mas subentendida pelos dois.
        Outro caso seria "Ontem falei com um certo alguém" de novo é uma conversa, que poderíamos denominar: comunicação em código, pois ao fazer alusão a um certo alguém o interlocutor já depreendeu de quem se está falando. 
         Nos dois casos acima o  certa e certo desempenham a função de pronome indefinido adjetivo, pois qualificam tanto pessoa, quanto alguém e neste caso, ambas estão desempenhando a função de substantivo. 
         Se digo "Alguém deve ter visto o lápis que estava aqui, por favor devolva-o." Este alguém é um pronome indefinido, pois não sei quem é o sujeito da ação e por isso substituo por um pronome indefinido, se soubesse quem era, poderia dizer: "Epaminondas por favor devolva-me o lápis que estava aqui".
       "- Nenhum de vocês fez o exame de seleção?" "- Não nenhum de nós fez a prova." De novo temos um pronome indefinido, neste caso se referindo a diversas pessoas, as quais não são mencionadas, são englobadas no pronome indefinido.
      "- Tudo que mais desejo, é que a paz reine nesta casa." "-  Nem tudo são flores!"
       "Algo está errado neste organograma." "Outrem, no seu lugar teria feito diferente."