quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CONTINUANDO COM OS PRONOMES - AGORA OS PRONOMES POSSESSIVOS

PRONOMES POSSESSIVOS


            Pronomes também! Pois sua função é igual à do PRONOME PESSOAL, substituir o NOME das diversas pessoas do discurso, ao dizermos NOME, referimo-nos a substituir o SUBSTANTIVO referência no texto, quando se trata da posse de determinada coisa. Assim é que quando falo EU o correspondente é o MEU. Vejamos, direi: - O livro é meu., Se for falar com o meu interlocutor digo-lhe: - São teus os óculos azuis?, pois refiro-me a algo que pertence ao interlocutor. Já se falo com a 2ª pessoa, referindo-me à 3ª pessoa, vou dizer: - Os livros são Dele? Ou ainda, se falo de maneira formal com alguém o trato por VOCÊ e digo-lhe: - Por acaso este lugar é SEU?, Ou - o senhor pretende vender a SUA casa.
            Quanto ao número dos pronomes possessivos, ocorre de acordo com o substantivo, se possuo uma coisa só  - é  MEUMINHA ou , mas se é alusivo ao número: se possuo mais de uma coisa: são MEUS ou MINHAS. 
   Já no caso da 2ª pessoa usa-se TEU ou TUA. ou ainda, no plural: TEUS ou TUAS.
             E a 3ª pessoa será: SEU, SUA, no plural: SEUS, SUAS. Quando converso com o meu interlocutor e aludo à posse de outra pessoa, uso: DELE, DELA ou ainda, DELES, DELAS.


    
Pronomes Possessivos
São palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída).

Por exemplo: Este caderno é meu. (meu = possuidor: 1ª pessoa do singular)

Observe o quadro:
NÚMERO
PESSOA
PRONOME
singular
primeira
meu(s), minha(s)
singular
segunda
teu(s), tua(s)
singular
terceira
seu(s), sua(s)
plural
primeira
nosso(s), nossa(s)
plural
segunda
vosso(s), vossa(s)
plural
terceira
seu(s), sua(s)

Note que:
A forma do possessivo depende da pessoa gramatical a que se refere; o gênero e o número concordam com o objeto possuído.

Por exemplo: Ele trouxe seu apoio e sua contribuição naquele momento difícil.

Observações:
1 - A forma seu não é um possessivo quando resultar da alteração fonética da palavra senhor.

Por exemplo:- Muito obrigado, seu José.

2 - Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como:
a) indicar afetividade.
Por exemplo: - Não faça isso, minha filha.

b) indicar cálculo aproximado.
Por exemplo: Ele já deve ter seus 40 anos.

c) atribuir valor indefinido ao substantivo.
Por exemplo:Marisa tem lá seus defeitos, mas eu gosto muito dela.

3- Em frases onde se usam pronomes de tratamento, o pronome possessivo fica na 3ª pessoa.
Por exemplo: Vossa Excelência trouxe sua mensagem?

4- Referindo-se a mais de um substantivo, o possessivo concorda com o mais próximo.
Por exemplo: Trouxe-me seus livros e anotações.

5- Em algumas construções, os pronomes pessoais oblíquos átonos assumem valor de possessivo.
Por exemplo:  Vou seguir-lhe os passos. (= Vou seguir seus passos.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário