segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PRONOMES PESSOAIS - OBLÍQUOS



PRONOMES PESSOAIS
CASO OBLÍQUO
 

               Observe que os pronomes são sempre seis, três pessoas no singular e outras tantas no plural, portanto, seu uso é regido pelas mesmas regras, ou seja, vão substituir o nome do discurso e ocupam a 1ª pessoa, a 2ª pessoa, ou a  3ª pessoa. 
            a)  Inicialmente veremos o singular de cada caso:
                   - Como uso esses pronomes? Uso-os para reportar uma ação de reflexo. - Como assim?, algo que digo e que se reflete na pessoa usada na sentença. por exemplo:
             - Esqueci-me de rever as anotações! (quem esqueceu fui eu mesma, não foi outra pessoa, portanto o me é usado para que se saiba que fui eu mesma que me omiti. Terrível é quando alguém diz: - - Eu  se esqueci (Como assim? Eu posso esquecer como se quem se esqueceu foi a 3ª pessoa? claro que não! eu sou e serei sempre a primeira pessoa, portanto só posso usar o me, logo devo dizer: - Eu me esqueci!
          Outro fato, é o corriqueiro uso do mim, de maneira indevida.
               As pessoas não se dão conta de que o uso do mim é para acusar recebimento, ou seja quando a primeira pessoa recebe alguma coisa, diz-se: - Esse tratamento é para mim?; - O presente é para mim?; - O telegrama é para mim? Mas se eu disser: - Ele chegou para me irritar; - Este chapéu não me serve. - Ela veio me chamar.
                 No caso da 2ª pessoa, vamos falar: - Este envelope é para ti., de modo que segue a mesma regra do mim, ou seja o que recebe alguma coisa. Mas como no caso da 1ª pessoa, podemos ter também ações reflexivas e então diremos te. - Magoaste-te. 
             Ocorre o mesmo que referimos na 1ª pessoa, ou seja, o tu 2ª pessoa, só anda com o te ou ti, jamais com me, mim, se, si, lhe, o, e a.
              Agora o caso da 3ª pessoa, usamos mais recursos, que são: se, si, lhe, o, e a, em que casos? Vejamos: - Sente-se no seu lugar por favor. - Ela já se preparou para a entrevista.
             Outra situação seria:a do pronome pessoal como objeto diretoo, e a. Exemplo: - Já o vi várias vezes por aqui.ou, - Já a havia convidado algumas vezes, mas não a convenci a vir. Quando uso esta forma do pronome associado às letras r, s ou z, terei que acrescentar um l ao pronome que é a vogal e então ficará da seguinte maneira: - Todos vão escolhê(r)-lo para o Diretório. O r caiu e foi substituído pelo l, antes do  a ou o. O mesmo ocorrerá na situação do s: - Encontramo(s)-la no laboratório de informática., ou ainda - Vimo(s)-lo saindo da Biblioteca. Temos ainda, o caso das pessoas do verbo terminadas em (z), neste caso, também há  a queda desta letra e da mesma maneira que nos exemplos anteriores, será acrescentado o l ao pronome, exemplo: - Fê(z)-lo de caso pensado. Já quando o verbo estiver na 3ª pessoa do plural, portanto terminando em m, o que vai ocorrer é  que esse pronome vai receber um  n em vez  do l e assim fica da seguinte maneira:  - Elas encontraram-no, ainda que ele pensasse que estava bem escondido. Ou - Chamaram-na para uma entrevista.
            Outro uso do pronome pessoal é como objeto indireto que é o uso do lhe: - Já lhe dei muitas chances, agora basta!; - - Poderia lhe dizer que hoje não posso comparecer à reunião?
             E ainda temos o caso do  si, que é usado como o caso do mim e do ti, recai sobre ele mesmo   - Apesar de gostar muito de si, não posso aceitar o seu ponto de vista.; - Pensei em si, quando me falaram daquela oportunidade de emprego.
         
          PLURAL:
         1ª pessoa: nos. Vejamos um exemplo: "Nós nos encontramos na porta da escola. Ou "Nós nos sentimos muito bem". Temos ainda o conosco, exemplo: "Esse embrulho, não vai  conosco", ou ainda, "Vocês vêm conosco?"; "Ele estava conosco, quando soube do resultado da prova."
          2ª pessoa: vos. Exemplo: "O patrão vos comunicou, que amanhã não haverá expediente?", ou ainda, "Ainda que vos pareça, que vai ser fácil chegar lá, não vai ser. É melhor que eu vá convosco."
        3ª pessoa: se, si, lhes, os, e as. om a mesma função do singular, só que se referindo a mais de uma pessoa. Exemplo: "O diretor disse-lhes, que não deveriam desobedecer às regras.". Ou ainda: "Os concorrentes inspiraram-se nos vencedores do passado." "Elas tomaram a si a responsabilidade das crianças." "Os cachorrinhos os perseguiam". "Ela recebeu um bouquê de rosas. Encontrei-as espalhadas pelo chão!" 

Pronome Oblíquo Átono

      São chamados átonos os pronomes oblíquos que não são 
precedidos de preposição.
       Possuem acentuação tônica  fraca.

Por exemplo:

Ele me deu um presente.
           O quadro dos pronomes oblíquos átonos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular (eu): me
- 2ª pessoa do singular (tu): te
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): o, a, lhe
- 1ª pessoa do plural (nós): nos
- 2ª pessoa do plural (vós): vos
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): os, as, lhes

Observações:
           O lhe é o único pronome oblíquo átono que já se apresenta 
na forma contraída, ou seja, houve a união entre 
o pronome o ou a e preposição a ou para. Por acompanhar direta-
mente       uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função
 de objeto indireto na oração.
           Os pronomes metenos e vos podem tanto ser objetos 
diretos como objetos indiretos.
          Os pronomes o, a, os e as atuam exclusivamente como 
objetos diretos.


Atenção:
        Há construções em que a preposição, apesar de surgir anteposta a um pronome, serve para introduzir uma oração cujo verbo está no infinitivo. Nesses casos, o verbo pode ter sujeito expresso; se esse sujeito for um pronome, deverá ser do caso reto.
Por exemplo:
Trouxeram vários vestidos para eu experimentar.
Não vá sem eu mandar.
Saiba que:
         Os pronomes me, te, lhe, nos, vos e lhes podem combinar-se com os pronomes o, os, a, as, dando origem a formas como mo,  mos, ma, mas; to, tos, ta, tas; lho, lhos, lha, lhas; no-lo, no-los, no-la, no-las, vo--lo, vo-los, vo-la, vo-las. Observe  o uso dessas formas nos exemplos que seguem:
    - Trouxeste o pacote?- Não contaram a novidade a vocês?
    - Sim, entreguei-to ainda há pouco.- Não, não no-la contaram.
           Na Língua Portuguesa do Brasil, essas combinações não são usadas; até mesmo na língua literária atual, seu emprego é muito raro. 



Atenção:

        Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de 
certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s 
ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ou quando termina 
em m , o pronome assume a forma no, nos e na -nas, ao mesmo 
tempo que a terminação verbal é suprimida.

Por exemplo:
fiz + o = fi-lo
fazeis + o = fazei-lo
dizer + a = dizê-la
        Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.


Por exemplo:
viram + o: viram-no
repõe + os = repõe-nos
retém + a: retém-na
tem + as = tem-nas 
- A combinação da preposição "com" e alguns pronomes originou 
as formas especiais comigo, contigo, consigo, conosco e convosco
Tais pronomes oblíquos tônicos frequentemente exercem a 
função de adjunto adverbial de companhia.

Por exemplo: Ele carregava o documento consigo.

- As formas "conosco" e "convosco" são substituídas por 
"com nós" e "com vós" quando os pronomes pessoais são reforçados 
por palavras como outrosmesmosprópriostodosambos ou 
algum numeral.

Por exemplo:
Você terá de viajar com nós todos.
Estávamos com vós outros quando chegaram as más notícias.
Ele disse que iria com nós três.

- 3ª pessoa do plural (eles, elas): sesi, consigo.
Por exemplo:
Eles se conheceram.
Elas deram a si um dia de folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário